Especial São João

Sítio do São João agita forrozeiros neste último dia junino

A cidade cenografia em Campina Grande leva pessoas a curtir o São João à moda antiga

por Rhayana Fernandes | dom, 01/07/2012 - 22:54
Compartilhar:
Foto: Marionaldo Júnior/LeiaJáImagens Forrozeiro aproveitaram os festejos juninos até os últimos momentos

Um do polos turísticos de Campina Grande é o Sitio São João localizado no bairro de Jardim Tavares, área central da cidade, sempre atraiu pessoas de diversos lugares não só do Nordeste, mas de todo o Brasil. O espaço côntém 17 equipamentos demonstrativos, como a casa de farinha, igreja cenográfica e mercearias rústicas. Essa cidade à moda antiga esta em seu 19º ano e já foi levada para São Paulo para a apreciação do público.

Ano passado. o sítio foi visitado por 140 mil pessoas durante todo o período junino. De acordo com o diretor e coordenador, João Moreira Dantas, a pequena cidade chegou a passar dos 200 mil visitantes. “Essas casas tem o poder de levar para as pessoas um pouco de como era a vida antigamente”, afirmou. 

Forró da Mulandeira é o espaço central do local, onde os trios e bandas se apresentam durante todo o evento. Uma figura consagrada no Sítio do São João é o Baixinho do Pandeiro, 72 anos , ele toca pandeiro há 60 anos, nesse tempo ele já passou pela Orquestra Sinfônica da Paraíba. “Eu aqui brinco de tocar pandeiro”, afirmou o músico que foi chamado para representar os tocadores de pandeiro na Europa e Estados Unidos. Ele ainda não sabe a data certa para viajar, mas pretende fazer isso ainda esse ano. “Eu me orgulho do que faço e de mostrar o que eu toco”, concluiu.

Sebastião Tito da Silva de 67 anos, é agricultor e trabalha na casa artesanal Querosene Jacaré há dois anos e conta como é o procedimento. “Nós trabalhamos na demonstração dos produtos como se fazia nas mercearias de antigamente”, explicou.

Emanuella Lima, de 28 anos, trouxe a família mais um ano ao Sitio e afirma que já virou tradição participar do São João em Campina. “Está cada vez melhor. Todo ano eu aproveito mais o forró pé de serra tocado aqui. Eu sempre tenho que vim”, enfatizou a Paraibana.

O policiamento turístico é muito intensificado em todo São João em Campina Grande, no Sítio são cerca de quatro agentes que trabalho 24h nos 30 dias de festa. “Nossa intenção é manter a segurança dos turistas que pretendem passar a época junina aqui”, contou o Policial Jota Rodrigues.

Compartilhar:
Tags:

Colabore

Para enviar sua colaboração é necessário ser um usuário cadastrado.

Twitter





Todos os direitos reservados - www.leiaja.com